Projeto Frutas na Educação Infantil

Oiee meninas!!! Hoje o assunto é sobre o Projeto Frutas na Educação Infantil. Neste projeto vamos explorar o mundo das frutas com nossos pequenos, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para o seu crescimento e desenvolvimento.

Os bebês têm uma curiosidade inata pelo mundo ao seu redor e, nesse projeto, vamos estimulá-los a explorar, descobrir e aprender sobre frutas através de brincadeiras, atividades lúdicas e experiências sensoriais.

Nossas atividades estão baseadas nos eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, dessa forma, garantimos que os bebês estarão aprendendo de forma integral e lúdica. Desde a compreensão da ideia de “eu, o outro e nós” até a compreensão de conceitos como tempo, espaço, quantidades e transformações.

Acompanhe nosso blog para descobrir como as frutas podem ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento dos bebês. Estamos animados para embarcar nessa jornada com vocês!”

Projeto Frutas na Educação Infantil de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Objetivos:

Objetivos gerais:

  • Promover hábitos alimentares saudáveis desde a infância;
  • Desenvolver a consciência sobre a importância da alimentação saudável para a saúde;
  • Estimular o paladar das crianças para frutas e alimentos nutritivos.

Objetivos específicos:

  • Identificar diferentes tipos de frutas e seus benefícios para a saúde;
  • Explorar as texturas, sabores e cores das frutas;
  • Introduzir as frutas como parte de uma dieta equilibrada e variada;
  • Incentivar a participação ativa das crianças na escolha e preparação de frutas;
  • Promover a experimentação e degustação de frutas em diversas formas;
  • Desenvolver habilidades motoras finas por meio do manuseio das frutas;
  • Estimular a criatividade e imaginação das crianças em atividades relacionadas às frutas;
  • Integrar o conhecimento sobre frutas em outras áreas de aprendizagem, como matemática, ciências e artes;
  • Envolver os pais e responsáveis no processo de aprendizado e promoção de hábitos alimentares saudáveis em casa.

Justificativa:

O primeiro ano de vida é marcado por uma série de descobertas e aprendizados, e a alimentação é um aspecto fundamental neste processo. É nesta fase que os bebês começam a experimentar novos alimentos e a formar suas preferências alimentares, sendo fundamental que sejam apresentados a uma alimentação variada e saudável.

O conhecimento sobre frutas é essencial para o desenvolvimento infantil, pois elas são fontes de nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento dos bebês. Além disso, o consumo de frutas contribui para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, que serão levados para a vida adulta.

O presente projeto busca estimular o desenvolvimento integral dos bebês, a partir de atividades lúdicas e sensoriais que permitam a identificação e conhecimento das frutas, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, será uma oportunidade para pais e cuidadores participarem e colaborarem neste processo de aprendizagem.

A implementação deste projeto segue as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconiza o desenvolvimento integral da criança, bem como a formação de hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada.

Metodologia:

  1. Planejamento: Definir os objetivos, conteúdos e atividades do projeto, além de planejar a logística e o orçamento necessário.

  2. Sensibilização: Realizar atividades que despertem o interesse das crianças sobre o tema, como contação de histórias, brincadeiras e vídeos educativos.

  3. Identificação e exploração de frutas: Apresentar diferentes tipos de frutas, suas cores, texturas e sabores, por meio de atividades como a criação de um jogo de memória com frutas, ou uma roda de conversa para conhecer a origem e os benefícios das frutas.

  4. Experimentação de frutas: Promover degustações e experimentações de frutas em diferentes preparações, como saladas de frutas, sucos, vitaminas e smoothies.

  5. Preparação de frutas: Envolver as crianças na escolha e preparação das frutas, incentivando habilidades motoras finas, como descascar, fatiar e espremer frutas.

  6. Incorporação das frutas em outras atividades educativas: Utilizar as frutas como parte de atividades em outras áreas de aprendizado, como arte (criação de desenhos com frutas), matemática (contagem de frutas), ciências (observação de sementes de frutas) e literatura (leitura de histórias sobre frutas).

  7. Incentivo à prática alimentar saudável: Integrar a alimentação saudável e a importância das frutas no dia-a-dia, por meio de atividades como a criação de um mural com receitas saudáveis ou a elaboração de um guia de frutas da região.

  8. Avaliação: Avaliar o desenvolvimento das atividades, os resultados alcançados e as possibilidades de aprimoramento do projeto.

Projeto Frutas na Educação Infantil: Eixos Temáticos da BNCC

Eixo 1 – O eu, o outro e nós: Este eixo tem como objetivo estimular o desenvolvimento da identidade, autoestima, relacionamentos e socialização dos bebês. O projeto “Conhecendo as Frutas” se encaixa neste eixo, pois as atividades lúdicas e educativas são realizadas em conjunto com os pais e cuidadores, permitindo a formação de vínculos e a construção da identidade da criança em relação ao mundo que a cerca.

Eixo 2 – Corpo, gestos e movimento: Este eixo tem como objetivo estimular o desenvolvimento motor, sensorial e corporal dos bebês. O projeto “Conhecendo as Frutas” se encaixa neste eixo, pois as atividades lúdicas permitem a experimentação e o desenvolvimento dos sentidos, bem como o movimento e o equilíbrio corporal. Além disso, o contato com as frutas, a brincadeira e o desenvolvimento dos sentidos contribuem para o desenvolvimento corporal e motor da criança.

Eixo 3 – Traços, sons, cores e formas: Este eixo tem como objetivo estimular a percepção e a representação dos bebês, bem como a expressão e a criatividade. O projeto “Conhecendo as Frutas” se encaixa neste eixo, pois as atividades lúdicas e educativas permitem a experimentação e a percepção das cores, formas e sabores das frutas, bem como o desenvolvimento da imaginação e criatividade. Além disso, a musicalização e o trabalho com sons estimulam a percepção auditiva da criança.

Eixo 4 – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Este eixo tem como objetivo estimular o pensamento lógico, matemático e a compreensão do mundo. O projeto “Conhecendo as Frutas” se encaixa neste eixo, pois as atividades lúdicas e educativas permitem a compreensão de relações, quantidades, transformações e conceitos matemáticos, como a ordem e a sequência, através da experimentação com as frutas.

Atividades Projeto Frutas na Educação Infantil Com base nos eixos temáticos da BNCC

Eixo 1 – O eu, o outro e nós:

  1. Criação de uma salada de frutas coletiva: Corte diferentes frutas em pedaços pequenos e disponibilize em uma bandeja ou cesta. Deixe que os bebês escolham as frutas que mais gostam e colaborem para criar uma salada de frutas coletiva.

  2. Brincadeira de troca-troca de frutas: Coloque diferentes frutas em uma cesta e deixe que os bebês troquem as frutas entre si, explorando a ideia de compartilhar e interagir com os outros.

  3. Jogo de adivinhação de frutas: Esconda diferentes tipos de frutas em sacos de tecido ou caixas e deixe que os bebês descubram as frutas através do toque e do cheiro, adivinhando o que há dentro.

  4. Caça ao tesouro de frutas: Esconda diferentes frutas pela sala e deixe que os bebês procurem as frutas, explorando o espaço e trabalhando a coordenação motora.

  5. História com frutas: Leia uma história infantil que envolva frutas e deixe que os bebês interajam com a história, explorando as ilustrações e as frutas.

Eixo 2 – Corpo, gestos e movimento:

  1. Brincadeira de empilhar frutas: Disponibilize brinquedos em formato de frutas e deixe que os bebês empilhem e manipulem os brinquedos, explorando diferentes movimentos e trabalhando a coordenação motora.

  2. Brincadeira de rolar frutas: Coloque diferentes tipos de frutas em uma rampa ou em uma superfície inclinada e deixe que os bebês rolem as frutas, explorando diferentes movimentos.

  3. Dança com frutas: Escolha uma música animada e deixe que os bebês balancem frutas de plástico ou de tecido, explorando diferentes movimentos e ritmos.

  4. Jogos de arremesso de frutas: Coloque uma cesta ou um balde em uma distância curta e deixe que os bebês arremessem frutas de tecido ou plástico, trabalhando a coordenação motora e a precisão.

  5. Passeio de carrinho de frutas: Disponibilize carrinhos de brinquedo e coloque diferentes frutas no carrinho, deixando que os bebês empurrem e movimentem o carrinho pela sala.

Eixo 3 – Traços, sons, cores e formas:

  1. Pintura com frutas: Disponibilize diferentes tipos de frutas e tintas comestíveis de cores variadas. Deixe que os bebês explorem as frutas com as mãos e depois carimbem as frutas na folha de papel, criando diferentes formas e cores.

  2. Brincadeira de encaixe de frutas: Disponibilize brinquedos em formato de frutas e deixe que os bebês encaixem as frutas em um tabuleiro com as formas correspondentes, trabalhando a percepção visual e a coordenação motora.

  3. Jogo de memória de frutas: Crie cartões com imagens de diferentes frutas e deixe que os bebês joguem o jogo da memória, trabalhando a memória e a percepção visual.

  4. Música com frutas: Escolha uma música infantil e deixe que os bebês criem seus próprios instrumentos musicais com frutas, explorando diferentes sons e ritmos.

  5. Brincadeira de classificação de frutas: Disponibilize diferentes tipos de frutas e cestas de diferentes cores. Deixe que os bebês classifiquem as frutas nas cestas de acordo com a cor, trabalhando a percepção visual e a classificação.

Eixo 4 – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

  1. Jogo de encaixar as frutas: os professores podem colocar frutas de diferentes formas e tamanhos e incentivar o bebê a encaixá-las, desenvolvendo a compreensão de relações e quantidades.
  2. Brincadeira de pique-pique com frutas: os professores podem fazer uma brincadeira de pique-pique com frutas, incentivando o bebê a compreender conceitos como tempo e espaço. 
  3. Caminhada na horta: os professores podem levar o bebê para uma caminhada na horta, mostrando como as frutas crescem e se transformam ao longo do tempo.

Avaliação:

A avaliação do projeto “Frutas na Educação Infantil será realizada por meio de observação contínua e sistemática das atividades desenvolvidas e dos comportamentos e interações dos bebês durante as atividades. Além disso, será realizada uma avaliação final para verificar o alcance dos objetivos propostos.

Os profissionais envolvidos no projeto irão registrar as observações de forma sistemática e compartilharão com os pais ou responsáveis dos bebês por meio de reuniões individuais ou coletivas, fornecendo feedbacks sobre o desenvolvimento dos bebês durante o projeto.

Também serão realizadas atividades de autoavaliação pelos próprios bebês, nas quais serão utilizados recursos como espelhos e materiais sensoriais, para que eles possam explorar e se conhecer melhor.

Por fim, será realizada uma avaliação global do projeto, com a análise dos registros e dos resultados alcançados em relação aos objetivos propostos, visando identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria para futuras implementações do projeto.

 

Agradeço muito a você, caro leitor, por ter dedicado seu tempo para conhecer o projeto “Frutas na Educação Infantil”. Espero que as informações apresentadas tenham sido úteis e inspiradoras para você, seja como educador, pai ou mãe de um bebê. É um grande prazer poder contribuir para o desenvolvimento das crianças por meio de projetos educacionais, e espero que este projeto possa ser uma ferramenta valiosa para incentivar a alimentação saudável e a exploração sensorial dos bebês. Mais uma vez, muito obrigado por sua atenção e interesse em nosso projeto!

5 comentários em “Projeto Frutas na Educação Infantil”

  1. Pingback: Sugestões de Atividades para o Dia das Mulheres - Atividades Infantis

  2. Pingback: Celebre o Dia da Escola com Atividades Divertidas para as Crianças - Atividades Infantis

  3. Pingback: Dia do Circo na Escola: Ideias de atividades para Educação Infantil e Fundamental I - Atividades Infantis

  4. Amei o projeto! Bem explicado, elaborado e bem escrito! Parabéns pelo capricho, competência e dedicação! Vou adaptar para a minha turma de Pré I. Obrigada por compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima