Folclore Educação Infantil

Oiee meninas, as dicas de hoje são para trabalhar o Folclore com a Educação Infantil. Vou compartilhar algumas sugestões para expor e mostrar para as crianças, a importância do que é folclore, provocando o interesse do aluno pelo tema, resgatando tradições e brincadeiras estimulando a criança e sua imaginação. 

Em outras palavras, o folclore permite que as crianças aprendam canções, jogos, histórias e outros conceitos folclóricos. Assim como, descobrem mais sobre o passado e a identidade de seu povo. Este é um momento mágico, é importante que os professores encontrem as diversas formas de abordar este tema com os alunos.

Além disso, é inserir culturas que não fazem parte do dia a dia das crianças como maneira de impedir o preconceito e xenofobia, proporcionando a compreensão da miscigenação.

Nesse sentido que se fala que é a sabedoria popular, por ser um conjunto de atividades culturais, preservadas por um povo por meio das tradições orais. São costumes e hábitos que foram transmitidos de geração em geração, como mitos, lendas, jogos, danças, festas e comidas típicas.

Mas Como Trabalhar o Folclore com as Crianças menores?

O Primeiro momento, precisa ser uma conversa informativa, colher dados do que as crianças conhecem sobre o assunto. Para isso, escreva no centro do quadro FOLCLORE em letras bastão, aponte as letras e sugira que as crianças digam qual é as letras que você está indicando, após, vá mostrando as sílabas e faça que elas leiam com você.

Caso nenhuma criança se pronuncie sobre o assunto, comece de forma sucinta sobre as lendas e personagens, trava-línguas, parlendas, brincadeiras, cirandas, comida típicas e tudo que o folclore representa.

Logo após, faça perguntas do tipo: “quem aqui gosta de mandioca ou já brincou de peteca? ” E completar: “Isso aprendemos a conhecer com nossos amigos indígenas”. “Quem aqui gosta de capoeira, ou já ouviu falar do Saci? ” “Isso aprendemos com nossos amigos da cultura africana. ” “Quem aqui já brincou de trava-línguas ou já participou de festas, como a festa junina, por exemplo? ” “Isso aprendemos com os povos da etnia branca, que vieram da Europa”. 

Cantigas

As Cantigas não tem como ficar de fora! São músicas tradicionais cantadas em roda, por isso, pode ser chamada também de cirandas. Nas brincadeira infantis são cantadas e dançadas, geralmente o que as compõem são textos simples, repetitivos e ritmados acabam contribuindo na aprendizagem pelo meio da fixação. 

Veja as Cantigas mais Conhecidas!!

Se Essa Rua Fosse Minha

Se essa rua, se essa rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar…

Cai, cai balão

Cai, cai, balão, cai, cai, balão
Aqui na minha mão
Não cai, não, não cai, não, não cai, não
Cai na rua do Sabão

O Cravo brigou com a Rosa

O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada

Peixe vivo

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia?

A Barata diz que tem

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só!

Borboletinha

Borboletinha taá na cozinha

Fazendo chocolate para madrinha

Poti, poti, perna de pau

Olho de vidro e nariz de pica pau, pau pau

Não achou as cantigas que queria? Dá uma olhadinha nessas 40 Cantigas de Roda.

Lendas

As lendas nasceram da imaginação coletiva de um povo, são compostas de personagens e mitos passados de geração para geração. Com o passar do tempo, as lendas foram sofrendo modificações de acordo com os costumes de caga região.

Um outro ponto importante, é sugerir que os alunos também se envolvam na contação de história incorporando suas experiências. Faça as crianças entenderem que aprendemos folclore com nossos pais, avós, vizinhos, com as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia.

Imprimir em PDF

Se preferir trabalhar as lendas com vídeos, tem esse canal maravilhoso da Turma do Floclore. Clique, conheça e divirta-se!!

Para ficar ainda mais divertido, pode trabalhar também com as máscaras dos personagens do folclore. 

Clique aqui, baixe e imprima!!

Jogos e Brincadeiras

As brincadeiras e os jogos as crianças adoram! Além de fácil de trabalhar, também tem a diversão. 

Amarelinha: É uma brincadeira que desenvolve noções espaciais e auxilia diretamente na organização do esquema corporal da criança. Ajuda na coordenação motora e lateralidade e ao se orientar na amarelinha, deslocando-se, ora para um lado, ora pro outro, ora para frente, usando as mãos e os pés. 

Bilboquê: É um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, que é presa por uma corda a uma espécie de suporte. Através do movimento das mãos, essa bola deve ser encaixada no suporte. Ele tem origem muito antiga e aparece em textos desde 1534.

Passa Anel: Organizadas em círculo, as crianças juntam as mãos em forma de concha, de forma a deixá-las entreabertas. Logo, um outro jogador, com um anel dentro da mão posicionada da mesma maneira, passa ela dentro das mãos dos outros participantes até deixar, discretamente, o objeto na palma de alguém. A criança que estava com anel, então, escolhe outra para tentar adivinhar quem da fileira está com anel. Se ela não acertar, a brincadeira recomeça, dessa vez com aquele que está com o anel.

Pular elástico: É uma brincadeira que as crianças adoram bastante, e ajuda no desenvolvimento da lateralidade, da coordenação motora de membros inferiores e a atenção.

Os pulos são alternados de acordo com sequência estipulada pelos participantes e também de acordo com a movimentação do elástico, que sobe, desce e cruza.

Cabra Cega: De olhos vendados, uma das crianças (escolhida ou sorteada) será a cabra-cega e, com os olhos vendados, tentará pegar os outros participantes da brincadeira. O primeiro a ser pego assume o posto de cabra-cega.

O pegador, no início da brincadeira, deve girar várias vezes para ficar desorientado. Os outros jogadores, que não estão vendados, fogem e se esquivam do pegador.

O primeiro a ser pego assume a posição de cabra-cega.

Jogos dos personagens do folclore para montar

Livros Infantis

Receitas Típicas

Não pode faltar as Delícias das Receitas Típicas do Folclore. As comidas representam os costumes de cada região do país. Demonstram as festas tradicionais, lendas e história dos povos. 

Mais receitas você encontra clicando aqui!!

Bom meninas, espero que essas dicas e materiais te ajudem no planejamento e aplicação das suas aulas!!!

Se você gostou do post deixe seu comentário, sua opinião ou sua experiência com o folclore. Deixe sugestões de atividades que queiram ver por aqui! um beijo e até a próxima dica. 

4 comentários em “Folclore Educação Infantil

  1. Pingback: Combinados da Turma Contra o Covid-19 para imprimir - Atividades Infantis

  2. Pingback: Cápsula do Tempo Educação Infantil - Atividades Infantis

  3. Pingback: Parlendas Fatiadas Para Imprimir - Atividades Infantis

  4. José Ribamar Dutra de Andrade Filho Responder

    Achei esse material super incrível, a diversão foi contagiante com meus alunos. Parabéns !1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *