Projeto Folclore na Ed. Infantil

Olá meninas! Quero compartilhar com vocês o modelo de Projeto Folclore na Ed. Infantil. O Folclore é de suma importância como prática pedagógica nas escolas. Pois através dele, conseguimos saber mais sobre a cultura de um povo e sua nacionalidade. 

Antes de mais nada, o Brasil tem uma cultura muito rica. São manifestações culturais através de lendas, cantigas, crendices, brincadeiras, brinquedos, versos, poesias, trava-línguas, medicina popular, artesanato entre muitos outros e precisam ser destacados. 

Quando conhecemos a cultura de um país, podemos compreender mais sobre aquele povo e assim, fazer parte da sua história . 

Projeto Folclore na Ed. Infantil: Público Alvo:  Proposto para o Educação Infantil e Fundamental I.

Objetivos Gerais:

  • Possibilitar ao educando, momentos em que aprenda a valorizar a Cultura Popular através das diversas manifestações do Folclore. 

Objetivos Específicos:

  • Despertar na criança o interesse pelo Folclore Brasileiro;
  • Conduzir ao reconhecimento da importância do folclore na História de um país;
  • Estimular e desenvolver a imaginação e a criatividade;
  • Incentivar o gosto pela leitura, canto, dança;
  • Oportunizar momentos de estímulo à linguagem oral e escrita;
  • Encorajar a autonomia de pensamento.

Movimento

Escrever, ilustrar, colorir e dramatizar as brincadeiras e cantigas folclóricas.

Artes Visuais

  • Desenvolver habilidade do desenho e pintura, como expressão da interpretação dos assuntos trabalhados.
  • Valorizar as próprias obras.
  • Expressar por meio da arte gráfica suas ideias, emoções e aprendizado.

Linguagem Oral e Escrita

  • Expressar oralmente opiniões e conhecimentos.
  • Ouvir com atenção à professora e colegas.
  • Oportunizar contato com textos e imagens.
  •  Assistir a vídeos sobre o tema e interpretar o que se viu.
  •  Ouvir cantigas variadas.
  •  Memorizar as cantigas.
  • Cantar as cantigas propostas.
  • Brincar com os trava-línguas.
  •  Memorizar os trava-línguas.
  • Ler e interpretar imagens.
  • Levantar hipóteses sobre a escrita de palavras (4 anos).

Momento - Projeto Folclore Ed. Infantil

Insira em um saco plástico, trava-línguas, parlendas, imagens dos mitos, imagens de crianças indígenas, crianças negras, criança branca, enfim, imagens que remetem nossos pensamentos a nossa cultura popular. Enfeite as embalagens de forma que fique atrativa para as crianças. 

Em seguida, faça questionamentos, como: “quem aqui gosta de mandioca ou já brincou de peteca? ” E completar: “Isso aprendemos a conhecer com nossos amigos indígenas”. “Quem aqui gosta de capoeira, ou já ouviu falar do Saci? ” “Isso aprendemos com nossos amigos da cultura africana. ” “Quem aqui já brincou de trava-línguas ou já participou de festas, como a festa junina, por exemplo? ” “Isso aprendemos com os povos da etnia branca, que vieram da Europa”. Continue retirando da embalagem os demais objetos e continue apresentando e brincando de ler as parlendas e trava-línguas.

Registro: Escolha um dos aspectos trabalhados na roda e faça uma ilustração. Poderá ser o desenho, ou por exemplo, confecção de uma peteca. 

Momento - Projeto Folclore

Inicie o 2º momento explicando o que é o Folclore e aspectos de cada etnia que enriquecem nossa cultura popular. Para acrescentar mais esse momento apresente o vídeo abaixo: Miscigenação que nos une.

Discuta sobre o que foi apresentado. Conte ao grupo que para comemorar o Dia do Folclore, eles desenvolverão um trabalho sobre os mitos e brincadeiras de nosso folclore. 

Momento - Projeto Folclore

Assistir ao vídeo “Folclore Brasileiro em Animação Infantil”. É um vídeo que conta como surgiram os mitos e conta um pouco sobre cada um deles. Depois de assistir fazer uma relação dos mitos apresentados.

Registro: Fazer ilustração do Mito. O papel camurça e giz de cera são materiais interessantes para esse tipo de ilustração. Depois montar painel com esses desenhos.

Momento - Projeto Folclore

Relembrar todos os aspectos que já foram trabalhados e dar continuidade apresentando algumas cantigas. Para enriquecer esse momento, as crianças poderão assistir os vídeos com cantigas folclóricas e brincadeiras nos links abaixo:

Momento - Projeto Folclore

Para o 5º momento, apresente a Lenda do Saci Pererê. Quando a lenda tiver sido bem trabalhada, proponha a reescrita. 

Registro: Ilustração desse Mito usando a dobradura do gorro do Saci e completando o desenho.

Momento - Projeto Folclore

Para essa etapa, converse com os alunos, faça um breve resumo sobre o que foi trabalhado até o momento e após, assista ao vídeo “Juro que vi um Saci”. Em seguida, converse sobre o a história e proponha fazer a reescrita e ilustração, como no caso da história do Saci.

Momento - Projeto Folclore

É hora de brincar um pouco! Trabalhe com trava-língua. Para os mais pequenos escolha alguns trechos mais fáceis de falar.  

Momento - Projeto Folclore

Apresente o vídeo que fala sobre a lenda do Curupira. Como o Curupira é o defensor da natureza. Trabalhe falando sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente, o que vem ameaçando os animais, o desmatamento, queimadas e as poluições do solo, água e ar.

Registro: Faça ilustrações sobre as características do Curupira. 

Momento - Projeto Folclore

Para terminar, faça um breve resgate de tudo que foi trabalhado. Faça brincadeiras, monte espaços com livros sobre o tema, faça sessão cinema para exibir os vídeos que foram assistidos e apresente o trabalho que foi produzido por todas as turmas.

Essas são algumas dicas para trabalhar o Projeto Folclore na Ed. Infantil. Espero que tenha te ajudado ou te inspirado para criação de outras atividades. Um beijo e até a próxima!

3 comentários em “Projeto Folclore na Ed. Infantil

  1. Pingback: Atividades Cinco Sentidos Educação Infantil - Atividades Infantis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *